Cidade dos Sonhos
"Não tem banda! Aqui não tem banda, é tudo uma ilusão"!
Depois de um acidente de carro, na Mulholland Dr., uma rua de Hollywood, Rita (a bela atriz Laura Harring), a única sobrevivente, fica com amnésia. Vagando pelas ruas, cansada e sonolenta, ela acaba indo a um apartamento, ocupado pela aspirante a atriz Betty Elms (Naomi Watts), que fica intrigada para descobrir sobre a identidade de Rita. Assista ao trailer clicando aqui!
O filme foi concebido para ser um piloto de uma série para TV, mas os produtores não gostaram do resultado final e não autorizaram sua veiculação, porém Lynch recebeu verba do grupo francês Studio Canal para filmar novas cenas e finalizar a película.
O cineasta ainda usa de seus expedientes habituais como a “amnésia” para entrar em outra vida (fuga da realidade), os grandes panos vermelhos do teatro, e a figura de uma mulher dublando. Alias, a seleção musical do filme é digna de Tarantino, uma mistura das melhores baladas dos anos 50 com uma versão espanhola do clássico Crying de Roy Orbinson, transformada em Llorando. Destaque para a sensacional Sixteen Reasons, que no filme é dublada, velha marca registrada do diretor, por uma aspirante a atriz e que não foi incluída no cd da trilha sonora devido a muitos direitos de propriedade da música. Para ouvir a canção clique aqui.
Indicado ao Oscar de melhor diretor. Ganhador, como melhor diretor, do Festival de Cinema de Cannes, juntamente a Joel Coen.
Comentários
E acho que, com esse filme, Lynch mostra como a cidade de Hollywood pode corromper as pessoas e transformá-las em algo que elas nunca imaginaram ser.
Acho que é justamente isso que acontece com Betty Elms. Ela chega com sua personalidade doce à Hollywood e, logo depois, está completamente auto-destrutiva. Seria culpa da Cidade dos Sonhos?
Esse foi o melhor filme que já assisti, mesmo não tendo entendido muito bem ao assistir pela primeira vez. Mas depois de pesquisar sobre o filme, encontrei a melhor interpretação que já vi publicada (http://www.cinemaemcena.com.br/frm_Criticas_Detalhe.aspx?ID=8317&cod_filme=1730&tipo=criticas). Essa crítica mostra realmente a essência do filme. Vale a pena ler.