Vanilla Sky
OPEN YOUR EYES
A forte luz branca vai cedendo espaço para um vulto. Da imagem esbranquiçada e embaçada aparece David Aames Jr. (Tom Cruise) um milionário playboy dono da maior editora dos Estados Unidos. Ele carrega uma sacola perguntando: Quem precisa de gelo? Rapidamente um empregado recolhe. O que parece uma festa é a comemoração de aniversário do boa praça e conquistador David. Steven Spielberg está na festa, parabéns seu grandessíssimo filha da puta! Quem acaba de chegar é seu melhor amigo, o escritor Brian Shelby (Jason Lee), que já conhecemos do tênis pela manhã, ele está acompanhado da linda morena Sofia Serrano (Penélope Cruz). A empatia de David e Sofia é imediata, para constrangimento geral do recém formado triângulo amoroso. O casaco de Sofia é muito grande, David pede que levem. O madison square garden fica aqui perto. O casal trouxe um presente ao aniversariante, uma caixa embrulhada num papel cinza com laços. Alguns funcionários da editora, a diretoria, também conhecida como os sete anões, estão na comemoração. O advogado Thomas Tipp (Timothy Spall) quer lhe dar alguns conselhos: Tome as rédeas de sua vida, aprenda a ser um idiota... 2 tá bom Thomas. Avisa David. Ainda acredito nesta família, mesmo que dela só reste você. Encerra Thomas. No quarto, cama cheia de presentes, Aames se refaz da forte emoção da paixão a primeira vista. Uma loira se insinua na porta enrolada num cobertor. Julie Gianni, a garota mais triste que já segurou um Martini. Sua fuck buddy. Nós também já a conhecemos. Ficamos sabendo que na noite passada rolou 4 vezes entre os dois, melhor descer para festa. Julie de longe fica apenas observando. Pronto, um ótimo pretexto para fugir com Sofia da mulher de vestido vermelho e sapato de boneca._suporte técnico_ (não leia os suportes se não viu o filme)
Tudo descrito acima não passa de um sonho, a prova disso é um adesivo no mustang de David com uma data que não existe. A luz branca do início do parágrafo também nos entrega essa sensação de sonho. Quando Brian parabeniza David ele pergunta: Como está? E David responde, vivendo um sonho baby, vivendo um sonho.ABRE LOS OJOS
Novo reencontro do triângulo amoroso, desta vez numa boate e em situação completamente diferente, afinal foi depois do acidente de automóvel que vitimou Julie Gianni e desfigurou David. O medo do reencontro fez Aames aparecer na boate com uma bizarra mascará. A bebedeira e o ambiente de luzes e som alto ainda contribuíram para o fracasso daquele momento. Na saída nova discussão na rua e Sofia vai embora sozinha correndo. Alguns minutos depois Brian vai também, para desespero do atormentado, ciumento e agora inseguro David._suporte técnico_
Assim como aconteceu com Benny, o cachorro. David decide congelar seu corpo e viver de sonho, o famoso LUCID DREAM, já comercializado pela empresa LE (Life Extension). Para isso ele precisou tirar sua própria vida com overdose de medicamentos. A prova disso é a primeira vez que o céu de baunilha (vanilla sky) aparece no filme, já que é um dos quadros favoritos de David, pintado por Monet, o artista favorito de sua mãe. A partir de agora sua vida vai seguir sua cultura, suas músicas favoritas, em especial o álbum The Freewheeling de Bob Dylan, seus filmes preferidos, em seu quarto dois pôsteres chamam a atenção, Jules e Jim (1962) e Acossado (1960), as cenas são quase cópias dos originais. Do álbum de Dylan, um passeio semelhante ao lado da amada, dos filmes da nouvelle vague a cena de amor com congelamento de imagem.
ABRA OS OLHOS
Benny, o cachorro, foi descongelado depois de três meses e sobreviveu. Ele caiu na água e congelou no Rio Skykomish. Em Washington. O dono foi pescar, três meses depois, e o viu dentro de um bloco de gelo.
Um vislumbre do futuro. É a solução, não no sentido juvenil, mas no sentido de algo mais profundo que vem do coração humano. O DNA do corpo humano foi decodificado. Em breve, doenças coronárias, câncer, e outras serão uma coisa do passado. Sua angustia, infelicidade e até mesmo sua morte não precisarão mais existir. Em apenas uma hora, poremos seu corpo em um recipiente onde ele será lacrado e congelado a 92º abaixo de zero. Cortes de energia, terremotos...nada interferirá no seu sono.
LUCID DREAM
O sonho lúcido é a mais nova opção. Você paga um extra e obtém uma combinação criogênica de ciência e divertimento.
Vejo você em outra vida, quando formos gatos.
Adaptado do filme espanhol Preso na Escuridão (1997) de Alejandro Amenábar, Vanilla Sky é um sonho, é uma fábula, é um poema, ou é uma música folk, como define Cameron Crowe. É uma película que necessita ser vista várias, e várias vezes, em diversos estados psicológicos, e carregado de discussão no seu final. É uma homenagem ao cinema norte-americano dos anos 50, Sabrina (1954) de Billy Wilder, e o clássico O Sol é para Todos (1962) na interpretação de Gregory Peck, que valeu de molde para Kurt Russel - de longe na melhor interpretação de sua carreira. É também uma homenagem ao cinema francês, com os já citados aqui Jules e Jim (1962), na cena do acidente também, e Acossado (1960). É um caldeirão de cultura pop e música de qualidade, Bob Dylan, Paul McCartney, R.E.M, Radiohead, John Coltrane, Peter Gabriel, Jeff Buckley ou Vicky Carr, ambos simultaneamente, U2, Rolling Stones e Sigur Rós, a melhor banda da Islândia, e que encerra o filme com a belíssima The Nothing Song (Njosnavelin), que você ouve aqui. Arrepiante! E o resto, que leiam a minha mente.
E lembrem-se, cada minuto que passa é uma chance de mudar tudo.
Comentários
Fiquei com muita vontade de revê-lo.
Abs!
Vi no cinema e acho demais! :)
Acabei Ensaio Sobre a Cegueira. Agora é esperar o filme! Tô ansiosa!
Beijos!
Abraço, Cassiano!!