O Grito
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGpqYyQXH9brKxQUBeqnjQGbOykwz9CW53P_ayZ04sXfTOCpv5YX8QdciQliAQFD0d3MYiLgrdcPUx4lCWQoTcdRcwNdM6T2l0q0MJKTDTW-iTrtQ9qX-Idtn4ZoPwDphQnbZh1A/s400/O+Grito.jpg)
IN QUESTA DROGUERIA CHI NON PAGA TORNA VIA
NESTA MERCEARIA, QUEM NÃO PAGA VOLTA DE MÃOS VAZIAS
Um grito ecoa da tela. Uma mulher desesperada solta o barulho com o rosto atônito. Seus olhos olham para cima e parecem seguir algo que cai em sua frente. Suas mãos denunciam o desespero que o som já proporciona. A câmera continua imóvel focalizando aquela mulher, quer dizer, focalizando O Grito.
O Grito foi o primeiro sucesso de Michelangelo Antonioni. Ainda guarda resquícios do cinema conhecido como neo-realismo italiano, e pelo qual Antonioni começou a seguir nos seus primeiros passos, mas rapidamente criou identidade e personalidade própria fugindo do movimento e ao mesmo tempo criando um outro, o seu.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQIxxPzWuCAK5qKhQWReBvAQHiHHqO2GSOdILltDbvjkIZ0IjUTRVclZQdhKj7f5g73j34228QfMhyphenhyphenZ82uC7DXS_rmQOlCguIx02u7sZ_V22rUM9gSfuzrAh8ouUgERpOyNbuLjQ/s400/O+Grito2.jpg)
A película narra o fim do caso extraconjugal de Aldo (Cochran) e Irma (Alida Valli) quando ela descobre a morte do marido. Para Aldo é a oportunidade de finalmente casar com ela e legitimar a relação que já rendeu uma filha. Porém Irma confessa que ama outro homem, e Aldo resolve partir com a filha numa viagem pelo interior da Itália num típico road-movie.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEggHjDrFGtPJ4vNiD7_iKpdgJcHOE8dQY5IBHZSll03zyAhbDLXGGM59PC-SMYPSNf8pDzZR1VMvYszJQmr2V8UzMV0hrMPVLYQOwEXOAJyVa68aaoY6vn3X4fKf3Gzhb3QeK7hLQ/s400/O+Grito3.jpg)
O Grito consegue expor de maneira clara os sentimentos de uma personagem que vaga sem objetivo na vida, ao mesmo tempo consegue fazer dela, a personagem, uma pessoa sem muitas aspirações, criando uma dualidade que culmina na cena final e numa grande interrogação quanto à sua verdade, e para mim é nisso que faz de O Grito ser uma obra-prima. Reparem nas imagens que ilustram esse post, são enquadramentos perfeitos e momentos congelados vívidos por interpretações.
Numa cena, Aldo explica a prostituta Andriela (Lynn Shaw) como conheceu sua amada e se apaixonou por ela. Andriela então fica indignada e pergunta como acaba? O que acontece?
Comentários