Violência Gratuita
Funny Games – Michael Haneke – 1997 (VHS)
Anna vai até a porta de entrada e encontra Paul, que se diz amigo da vizinha, a Sra. Berlinger, e que precisa de 4 ovos para ela. Anna prontamente atende o jovem e quer saber para que precisa de 4 ovos, Paul não faz idéia. Ele usa trajes de golfista, inclusive com luvas brancas. Paul agradece e se dirige a porta, enquanto Anna guarda os restantes dos ovos na geladeira e se espanta com o barulho do estranho saindo, vai até a porta e encontra Paul agachado com os ovos no chão quebrados, visivelmente constrangido. Anna tenta consolar e volta à cozinha. Paul se ergue e dá uma olhada na casa. Anna volta trazendo um pano para limpar.
Depois de feito o serviço retornam a cozinha para jogar fora a sujeira. Paul fica a espera de novos 4 ovos, Anna fica constrangida e tenta inventar uma desculpa de que um desfalque de 8 ovos seria problemático para ela e a família, e que ainda poderiam receber convidados, mas Paul fica irredutível e parado na cozinha com a cabeça apontando para a geladeira.
Anna se rende e pega mais 4 ovos, mas dessa vez acha melhor embrulhá-los. Paul, o desastrado, novamente faz mais uma besteira, derruba o telefone sem fio dentro da pia. Anna começa a se estressar e pede que Paul vá embora antes de destruir toda a casa, porém Paul lembra que ela iria embrulhar os ovos.
Anna volta a embrulhá-los e entrega nas mãos de Paul, ele se desculpa mais uma vez e sai. Anna fica aliviada, se encosta no armário e ri. Pega mais uma vez o telefone e o joga dentro da bolsa, de onde tira um cigarro.
Mal sabia ela que o jogo de Michael Haneke só tinha começado...
Curta o Museu do Cinema no facebook.
Curta o Museu do Cinema no facebook.
Comentários